quinta-feira, 5 de março de 2015

Analise Magazine Luiza


Perfil
O Magazine Luiza é um grupo que teve início de suas atividades em 1957, onde começou sua atuação no ramo varejista, no setor de eletrodomésticos, eletrônicos e moveis, nos anos 80, deixa de ser uma loja local, para ser uma empresa de nível nacional ampliando suas atividades para Minas Gerais, depois o Magazine Luiza se expande pelo interior paulista e finalmente chega a  cidade de São Paulo (em 2008),  E em 1992 inaugura o Consorcio Luiza no final da década de 90 inaugura sua loja virtual, já nos anos 2000 ela deixa de ser uma somente uma loja de departamento e passa a atuar também no ramo financeiro através da Luiza Cred, e também passa a atuar no ramo de seguros através da LuizaSeg.
Sendo assim as fontes de renda do grupo Magazine Luiza são
  • ·         Comercio Varejista lojas físicas
  • ·         Comercio Virtual
  • ·         Seguros
  • ·         Consorcio
  • ·         Financiamentos

Aqui já temos um diferencial, empresa com tradição e mix de atividades.

Analise Técnica
Não há muito o que dizer o gráfico mostra claramente uma tendência de baixa acumulando uma baixa de 67%, ou seja, quando um ativo tem quedas fortes por um longo período pode ser sinal de que empresa não vai bem
 Conforme vocês podem verificar na imagem a empresa não caiu no gosto do mercado já em seu ano de estreia na bolsa de valores teve uma perda significativa, no ano seguinte apesar da forte alta não foi suficiente para recuperar tais perdas, e em 2014 rendeu menos que a poupança e em 2015 já acumula baixa de quase 30%


Analise Fundamentalista


Para essa analise usarei as informações fornecidas pelo site Fundamentus
Vejo como positivo o P/L de 8 anos (números arredondados) que é o tempo que o investidor levaria para recuperar o capital investido apenas recebendo dividendos e proventos se a empresa continuar no mesmo ritmo em que se encontra
Outro ponto interessante é o crescimento de 18% ao ano, ou seja das empresas do segmento comercio com capital aberto na bolsa é a segunda que mais cresce perdendo apenas para a Via Varejo.
Outro fato interessante é o DY segundo maior do setor, é a segunda empresa do setor que mais paga dividendos.
Já pontos negativos baseados apenas nos indicadores
VPA- apesar da grande queda ocorrida desde de sua estreia na bolsa, a empresa em termos patrimoniais continua cara sendo negociada 25% há mais do que seu patrimônio.
Outro fator negativo é as dívidas que estão crescentes.

Fatores Externos

Por ser uma empresa de comercio está exposta há fatores internos, e como a economia brasileira passa por um momento de turbulência com juros altos, índice de confiança do consumidor em queda, isso afeta diretamente a empresa.
Ou seja, no meu entender a empresa sofreu essas duras quedas mais por fatores externos do que propriamente sua administração.
Ainda sim, não vejo atratividade nas ações da empresa para ser sócio.

OBS: Essa analise não é indicação de compra, venda, ou manutenção, tem apenas caráter opinativo  educacional.


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